TREINADOR

Prof. JOAO BASTOS

Dicas de Treinamento

Fatores que afetam a performance

A performance em geral é resultado de uma série de fatores e a combinação de diferentes coisas envolvidas neste processo.

Conhecer cada um destes itens e saber como administrar-los irá contribuir no resultado final. 

Nenhum destes fatores é a chave da performance, e sim a combinação de todos eles envolvidos é que irão lhe dar a certeza da melhora e produção competitiva. Confira cada um deles e veja como cada um atua no processo em geral. 

 

 

Técnica de Nado 

Porque nadadores em formação precisam ter o seu melhor estilo? Porque naõ desenvolver todas as técnicas e suas características. Será que se trabalhássemos um pouco mais em cada um dos “outros” nados não conseguiríamos melhoras significativas. E ainda tem as saídas, viradas, impulsões de bordas, chegadas, fatores que fazem a diferença. 

Técnica de nado é a maior e mais intensa área de melhora da grande maioria dos nadadores. 

 

Habilidade de Definir Objetivos 

Tente definir objetivos que lhe desafiem mas ao mesmo tempo sejam possíveis. Seu treinador pode lhe ajuduar nisso. Você precisa definir seus objetivos não só a longo prazo mas também a curto prazo. 

 

Desejos 

Porque você consegue atingir determinados objetivos e outros não? Que fatores acabam determinando isso? Porque muitas vezes sua performance em uma prova é tão diferente da outra e na mesma competição? Analize estes fatores, talvez alguns deles tenham sido mais desejados que os outros. Mas pense também nos seus treinamentos tipo: “O que será que eu poderia ter feito melhor no treinamento de hoje?”

 

Dieta-Nutrição 

Seu corpo é como um carro de corrida. Ele precisa de água, gasolina, óleo, bons pneus, etc, tudo isso para render mais na pista. Mas a melhor gasolina, o melhor óleo, os melhores pneus, não irão fazer diferença se o motor estiver super aquecido (falta de água). Além disso, você deve manter seu corpo abastecido de carboidratos, ajustado em proteinas e gorduras, e bem balanceado em água, vitaminas e minerais. 

Sua dieta diária deve ter 70% de carboidratos, 20% de proteina e 10% de gordura. 

 

Freqüência 

Você nada mais dias durante a semana do que seu descanso? 3 de 7 (42%), 4 de 7 (57%), 6 de 7 (85%)? Antes da puberdade, 3 ou 4 dias por semana muitas vezes são o suficiente, entretanto após a puberdade 4 a 6 são necessários para a melhora. Lembre-se que ainda tem as doenças, competições, feriados, dias de estudo que você também irá perder o treinamento. Assim, muitas vezes você programa participar de determinado número de treinamentos mas acaba nadando abaixo das necessidades de seu programa. Adaptações de treinamento não acontecem em atletas de 12 anos e mais quando treinam em dias alternados, tipo dia sim, dia não. É como se ganhasse força no dia do treino e perdesse no dia seguinte. 

 

Peso corporal 

Cada porção de músculo que você ganha é um ganho na ajuda de sua propulsão na água. Da mesma forma, cada porção de gordura que você ganha, é um aumento na carga a ser transportada na água. Isso é um fator limitante de sua performance, assim treine duro e coma correto e esteja no seu peso ideal. 

 

Altura 

Neste fator não temos muito controle devido a hereditariedade. Mesmo assim, sem termos controle sobre esta fator, e constatarmos que atletas mais altos levam significativa vantagem sobre atletas mais baixos, não é difícil encontrar atletas relativamente baixos de sucesso internacional e olímpico. O que você tem de fazer para compensar este item é fazer os outros fatores mais efetivos. 

 

Força e potência 

Fatores fundamentais que são desenvolvidos em trabalhos de preparação física fora d’água bem como em trabalhos específicos dentro d’água (extensores, tiros de velocidade, etc). 

 

Apoio dos pais 

Seus pais lhe motivam para você fazer o seu melhor? Eles “curtem” os seus resultados? As vezes pressionam você? Muito? Fatores que ajudam e também atrapalham. 

 

Qualidades físicas naturais 

Tipo de fibras musculares dominantes do organismo, mãos e pés grandes, flexibilidade natural, forte e longelíneo, muito musculoso, hereditariedade, todos estes fatores fazem diferença e muita no atributo de obtenção de performance.

 

Esforço e dedicação em treinamento 

Você procura fazer o seu máximo em treinamento sempre? A prática também precisa ser adequada suficiente para o seu nível, idade e habilidade. Você executa as séries de acordo com os objetivos de seu treinador? 

 

Endurance 

Uma boa base de fundação é fundamental para seu futuro em natação. O trabalho de base é baseado no trabalho aeróbico e precisa ser desenvolvido desde o princípio da sua carreira competitiva. 

 

Ritmo e parciais 

Você pode ter feito a melhor preparação possível, estar pronto para ter a melhor performance imaginável, mas se você não tiver a habilidade de executar um bom ritmo ou mesmo parciais adequados com sua condição tudo poderá se perder. Ter a capacidade de controlar e administrar isso faz parte do treinamento. 

 

Polimento 

Polimento é uma fase sensitiva. Você precisa estar confiante. Você segue a risca as orientações do seu treinador durante o treinamento?

E o seu descanso tem sido o necessário para atingir performance? Sua nutrição está adequada para esta fase? 

 

Doenças 

Doenças reduzem (e muito) a capacidade de manter o número ideal de práticas durante a temporada, o que causa diretamente uma queda na capacidade de performance. Boa saúde higiênica, hábitos saudáveis e nutrição lhe ajudam e muito neste item. 

 

Descanso 

Tanto mental como físico. O mais importante é saber que o descanso maior acontece a noite. Nenhum outro irá substituir este. Se você tiver recuperação entre uma prática e outra, o seu desempenho será muito melhor.

 

Flexiblidade-Alongamento 

Sua capacidade de alongar é o suficiente para você conseguir melhoras em sua técnica de nado? Você se preocupa em aquecer e alongar antes do treinamento para ter melhor rendimento diário? 

 

Se manter ativo entre temporadas 

Muitos precisam um bom descanso entre uma temporada e outro, 2, 3 semanas ou mais, isto é individual. Mas todos, precisam estar ativos no seu descanso, e não deixar o nível atlético cair de forma significativa. 

 

Habilidade de corrigir técnica de nado 

Custa um bocado de energia mental e força até você conseguir transformar um mau hábito em uma nova técnica a ser aprendida. Se você consegue ter esta resposta mais rápida ajuda no resultado em geral. 

 

Distrações 

Namorado ou namorada, problemas familiares, muitas vezes pessoais, todas estas coisas muitas vezes causam a perda da concentração e lhe atrapalham sua produção. Ter a capacidade de controlar e administrar este tipo de coisa lhe fará obter melhores resultados. 

 

Ajuda do grupo 

Não somente em competições, mas diariamente o grupo faz a diferença. Fazer parte de uma atmosfera positiva é muito importante. Ajude a seus companheiros de treino que o retorno será ainda maior. 

 

Atitude positiva 

Ter a capacidade de reagir de forma positiva na mais forte das pressões faz muita diferença. Isto pode ser em treinamento, em desafios diários e em qualquer outra situação de pressão. 

 

Treinador 

Um bom treinador ajuda a você entender melhor todo este processo e fatores. Ele também é fundamental no fator de lhe ajudar a enfrentar estes desafios. 

 

Diversão 

É o fator X! A cola que ajuda a complementar todos os fatores num mesmo programa. Divertir-se em nosso esporte quer dizer saber administrar suas obrigações e objetivos de forma agradável e sadia. Saber se motivar e praticar isso de forma que pareça algo agradável e divertido. Treinadores são fundamentais neste aspecto. 

© 2018 by J. Bastos - Swimming Coach. All rights reserved.